terça-feira, 4 de novembro de 2008




REPRODUÇÃO
Processo biológico que permite aos seres vivos a perpetuação da espécie, através do número de indivíduos ou de modificações dos mesmos.
A reprodução, diferentemente das demais características dos seres vivos, ê indispensável para a conservação da espécie, mas não para o indivíduo. Entre eles há uma grande variedade de tipos de produção, existentes em função do processo de adaptação e da seleção natural. Eles estão classificados em dois grandes grupos.
a) Reprodução sexuada ou gâmica b) Reprodução assexuada ou agâmica
A reprodução sexuada ocorre sempre na presença de células especializadas chamadas gametas, que se unem para formar a célula ovo ou zigoto (primeira célula do novo indivíduo).
Na reprodução assexuada não há formação de gametas nem troca de genes para formar novos indivíduos.
CARACTERÍSTICAS DA REPRODUÇÃO SEXUADA
Na reprodução sexuada há três características básicas: a) Produção de células haplóides por meiose (gametas).
b) União de 2 células haplóides para formar um novo indivíduo diplóide.
c) Formação de seres geneticamente diferente dos genitores. Do ponto de vista evolutivo, este tipo de reprodução pode aumentar a probabilidade de uma espécie sobreviver as modificações do meio ambiente (capacidade adaptativa). A união dos gametas (cariogamia) provoca novas combinações de cromossomos, no descendente, levando variações nas suas características aumentando a possibilidade de evolução de espécie.
Reprodução sexuada existe tanto em animais quanto em vegetais, sendo mais comum e evidente nos primeiros. Os gametas se formam em órgãos especiais denominados gônadas ou glândulas sexuais. As gônadas e gametas recebem denominações diferentes, dependendo de o indivíduo ser animal ou vegetal.
SERES VIVOS
SEXO
GÔNADAS
GAMETAS
Animais= Masculino-Testículo-Espermatozóide
Feminino= Ovário-Óvulo
Vegetais= Masculino-Anterídeo-Anterozóide
Feminino-Arquegônio-Oosfera

GAMETAS
São células haplóides (n) especializadas para o processo da reprodução. Representam a única ponte que existe entre duas gerações sucessivas. Em indivíduos unicelulares, o próprio ser (ou seu núcleo-gamético) pode funcionar como gameta.
O DNA, substância que constitui os genes responsáveis pela hereditariedade, se encontra dentro dos cromossomos e passa de pais para filhos através dos gametas, levando a informação genética. A quantidade e a qualidade do DNA deve permanecer constante de geração a geração, isto é, o número de cromossomos deve ser o mesmo em cada geração.

3 comentários:

Jai disse...

Que imagem é essa???!!!!
Toma vergonha Matheus...

emilinho disse...

rarsrsrsrsrsrsrsrsrsrs toma vergonha esse é um blog de respeito maxo

emilinho disse...

tirou a foto né hahahahahahahahahahahahaha
sabia q vc ñ ia suportar ser zuado