quinta-feira, 6 de novembro de 2008

EXISTE REPRODUÇÃO SEXUADA NOS PROCARIONTES?
Os procariontes não se dividem por mitose nem por meiose e não apresentam fecundação. A variabilidade surge por mutação e por mecanismos muito particulares de transferênciade material genético entre os indivíduos. Um desses mecanismos é a conjugação bacteriana, em que duas bactérias se unem e uma delas duplica parte de seu material genético, que é transferido para a outra por meio de uma ponte citoplasmática.
Esse material genético é incorporado ao DNA da bactéria receptora, que passa a ter constituição gênica diferente da que tinha anteriormente. Ao final do processo, as duas bactérias separam-se e sofrem bipartição várias vezes, aumentando o número de indivíduos no meio. Com isso, aumenta também o número de bactérias com a nova constituição genética.
A conjugação bacteriana é entendida por alguns como uma forma primitiva de reprodução sexuada. Entretanto, outros discordam dessa interpretação e consideram que a reprodução sexuada ocorre apenas nos eucariontes, pois somente neles existe meiose e fecundação.

Nenhum comentário: