sábado, 15 de novembro de 2008

Desenvolvimento embrionário



  • Segundo trimestre

12 semanas – Os músculos aumentam de comprimento e tornam-se organizados. A mãe começará a sentir, em breve, os primeiros batimentos da criança não-nascida, pontapeando e movendo-se dentro da sua barriga.


13 semanas – O feto tem o sentido do gosto de um adulto e é capaz de saborear as refeições da mãe.


14 semanas – 9-14 cm de altura e só seis onças (uma onça = 28,35 gramas) de peso, aparecem as sobrancelhas, pestanas e cabelo fino. A criança pode agarrar com as suas mãos, dar pontapés ou até dar cambalhotas.


18 semanas – A criança pode ouvir e reconhecer a voz da mãe. Embora ainda pequeno e frágil, o bébé está a crescer rapidamente e poderá possivelmente sobreviver se nascer nesta fase. São visíveis os órgãos sexuais. O médico pode dizer se a criança é uma rapariga ou um rapaz ao usar um aparelho de ultra-som. Em cima, à direita, é uma rapariga.




  • Terceiro trimestre

22 semanas - Aos cinco meses e meio, a criança não-nascida está coberta com um cabelo fino e felpudo chamado lanugo. A sua face tenra está protegida por uma substância tipo cera chamada vernix. Um pouco desta substância pode ainda estar na pele da criança à nascença e será logo rapidamente absorvida. A criança pratica a respiração pela inalação do líquido amniótico para os pulmões em desenvolvimento.

28 semanas – Por vários meses, o cordão umbilical tem sido a linha de vida que liga o bébé à mãe. A alimentação é transferida do sangue da mãe, através da placenta, para dentro do cordão umbilical para o feto. Se a mãe ingere quaisquer substâncias tóxicas, tais como drogas ou álcool, o bébé recebe-as também.

30 semanas – O bébé dorme 90-95% do dia e, às vezes, passa pelo sono REM (Rapid Eye Movement = Movimento Rápido do Olho).

38 semanas - O bébé, tem agora aproximadamente 3000-3400 g ( gramas) está preparado para a vida fora da barriga da sua mãe. No nascimento, a placenta vai desprender-se do útero e o cordão umbilical deixará de funcionar assim que a criança respire o ar pela primeira vez. A respiração da criança desencadeará mudanças na estrutura do coração e nas artérias circulatórias, o que forçará todo o sangue a viajar, agora, pelos pulmões.














Nenhum comentário: